O que é ISO 45001? Quais são as mudanças da nova ISO 45001?
A ISO 45001 é um marco! A norma ISO 45001 traz benefícios para a empresa como um todo. Sendo está, o primeiro Padrão Internacional do mundo, que trata de saúde e segurança no trabalho, ISO 45001, Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso, oferece um quadro único e claro para todas as organizações que desejam melhorar seu desempenho de SSO.
Dirigido à alta direção de uma organização, visando proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para funcionários e visitantes.
Para conseguir isso, é crucial controlar todos os fatores que podem resultar em doenças, lesões e, em casos extremos, morte, mitigando os efeitos adversos sobre a condição física, mental e cognitiva de uma pessoa – e a ISO 45001 cobre todos esses aspectos.
Embora a ISO 45001 se baseie no OHSAS 18001 – o antigo benchmark para OH&S, ela é um padrão novo e distinto, não uma revisão ou atualização, e deve ser migrada gradualmente nos próximos três anos.
Por conseguinte, as organizações precisam rever suas práticas de trabalho e de pensamento para manter a conformidade organizacional conforme a nova versão da Norma ISO 45001.
Selecionamos um dos nossos e-books sobre a nova norma ISO45001, para que você possa compreender as mudanças das normas e seus impactos positivos, para a organização e sua gestão.
Desde sua publicação em 12 de março de 2018, a pergunta que mais vem sendo feita é: afinal, o que mudou da OHSAS 18001 para a ISO 45001? Mas antes de ler esta publicação, se você quiser ter uma visão geral sobre a ISO 45001.
A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), cujo principal papel é trazer melhorias referentes a saúde e segurança do colaborador em seu ambiente de trabalho, além de preservar a empresa evitando acidentes em suas atividades.
Desenvolvida para implantação em diversificadas empresas, de todos os tamanhos e setores, a ISO 45001 vem com o objetivo de direcionar as organizações de forma eficaz na melhoria da segurança dos trabalhadores de todo o mundo. Sua estrutura permite uma alta compatibilidade com as outras normas de Sistemas de Gestão, tornando ainda mais fácil a decisão da implantação da ISO 45001 às empresas que já atuam num padrão ISO ou que já possuem a ISO 9001 e/ou ISO 14001.
Esta estrutura baseia-se no modelo simples da metodologia Plan-Do-Check-Act (PDCA), a qual fornece uma base para que as empresas planejem ações necessárias para minimizar o risco de ocorrer danos.
Estes danos estão ligados a problemas de saúde do colaborador a curto e longo prazo, bem como ausência no trabalho e que resultem em acidentes. Sua estrutura também será a mesma das outras normas de Sistemas de Gestão publicadas pela ISO a partir de 2012, o que evita conflitos na leitura entre elas, facilitando imensamente na construção de um Sistema de Gestão Integrado e melhor conexão entre a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.
A ISO 45001 irá substituir a OHSAS 18001, referência mundial até o momento para o tema de saúde e segurança do trabalhador e amplamente implantada em muitas empresas do mundo todo. Para quem já possui esta certificação, terá o prazo de três anos a partir da data de publicação (12 de março de 2018) para realizar a substituição e adequação. Portanto, atente-se! O quanto antes a empresa realizar esta transição, mais tempo ela terá para se adaptar ao modelo e conscientizar toda equipe às mudanças necessárias.
A ISO 45001 possui uma estrutura que se conecta diretamente às outras normas de Sistemas de Gestão, com os principais pontos de mudança:
Durante o acompanhamento desta transição nas empresas, identifiquei alguns tópicos que são essenciais para que a mudança ocorra de maneira consistente e eficiente:
Se sua empresa possui a certificação OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series) ela deverá migrar para a ISO 45001, pois a OHSAS será descontinuada. As empresas terão o prazo de 3 anos a partir da data de sua publicação (12 de Março de 2018) para realizar esta transição. Caso sua empresa não possua certificação ainda, poderá iniciar diretamente pela ISO 45001:2018.